Ao longo dos anos já vimos centenas de filmes com a temática “voo em perigo”, “terroristas no avião” e etc. O novo filme de Liam Neeson (Busca Implacável) , porém, apresenta um “buffet” novo a este cardápio. Repleto de bons clichês de gêneros diferentes e com um clima de tensão acima de seus antecessores…
Durante um voo internacional, o agente Bill Marks (Liam Neeson) recebe uma série de mensagens SMS enigmáticas, dizendo que um passageiro será morto a cada 20 minutos caso US$ 150 milhões não sejam transferidos para uma conta bancária. Quando o primeiro passageiro morre Bill inicia uma investigação em pleno avião numa tentativa desesperada de salvar os demais.
O diretor espanhol Jaume Collet-Serra (Desconhecido), volta a trabalhar com Liam Neeson , e desta vez assume o desafio de construir um suspense de ação que utilize todas as nuances do gênero e mantenha o espectador ligado a trama, e é exatamente o que Jaume faz, com uma sensibilidade surpreendente o diretor faz o longa transcorrer sem descartar a inteligência do público, há um grande jogo de pistas falsas que normalmente irritam , mas no caso de Sem Escalas intrigam.
O personagem de Liam Neeson acaba por se tornar um tipo de “Sherlock Holmes moderno” , que tem de trabalhar no avião todo um processo de investigação que segundo ele mesmo seria mais simples em terra, cada passageiro tem seu momento como suspeito, seja pelo estilo, atitude ou aparência física , é bastante divertido e tenso, acompanhar Bill em sua investigação e tentar descobrir junto com ele o culpado e sua forma de atuação, que revela alguns deliciosos clichês de suspense. Na parte técnica outro ponto positivo para o diretor espanhol que utiliza algumas soluções narrativas diferentes para desvendar a ação do terrorista , como a curiosa gravação de celular que acaba trazendo a luz da investigação ao personagem principal, sem ter recorrer aos cansativos flashbacks.
Liam Neeson está bem inserido no contexto do personagem, diferente dos heróis de ação que tem interpretado , o veterano tem de manter uma aura de homem solitário, cheio de traumas e vícios que jogam contra ele durante a investigação,já a sempre belíssima Julianne Moore, aqui faz um papel equivalente ao de Watson para Sherlock Holmes, porém, a personagem perde espaço diante do suspense e faz com que a atriz não tenha que se esforçar ao máximo. No elenco ainda temos a nova vencedora do Oscar Lupita Nyong’o (12 Anos de Escravidão), aqui vista numa pequena participação.
Enfim , Sem Escalas é daqueles filmes que chegam sem muito alarde, mas fazem por merecer nossa atenção, há alguma decepção quanto as motivações finais do “vilão”, fato que não tira as qualidades deste surpreende suspense de ação.
É isso ai …Has Tela Vista…O Cinema em Ação !!!