Animação Chinesa é opção nas Plataformas Digitais para o Dia das Crianças
No filme, Papai Urso vive com seu filho Xi Ha na floresta, mas quando o filhote é capturado por um criminoso humano e vendido no mercado negro, o pai se aventura na cidade grande para procurá-lo. Para salvar seu filho, ele se une ao um cachorro chamado Heng Te, um espião disfarçado.
Numa rara oportunidade de assistir uma animação chinesa (as japonesas, por exemplo, já são bem populares por qui), chega “Super Urso: Um Resgate na Cidade Grande”, que ao contrário do que o nome nos faz supor, não é um filme de super heróis tradicional.
No início, a animação chega a emular outros filmes bastante comerciais como “Rio”, de Carlos Saldanha, apesar de ter algumas limitações técnicas muito claras se comparado com um filme com esse nível de orçamento. Em seguida temos contato com a história de pai e filho que é apresentada de forma bem enxuta, sem perder muito tempo, explicando os laços fortes dos dois.
A partir do momento em que o “menino urso” é capturado, o filme se torna uma grande aventura que mistura elementos de muitas (muitas mesmo), animações de sucesso, vindas de cinema ou TV. A parte lúdica visual da aventura, por exemplo, é inspirada diretamente na animação “Patrulha Canina”, sucesso da Tv, e “Madagascar”, mega hit do cinema. Já o drama apresentado desde o início parece vir da grande casa de animações da atualidade, a Pixar. Porém, Super Urso pesa um pouco a mão nesse aspecto e se repete demais ao tentar tirar o lado mais emocional do espectador, dessa forma, se expõe ao risco de dispersar atenção das crianças no processo. Falta também mais humor para injetar leveza e amenizar esses dramas, como sua inspiração (Pixar) faz tão bem. São raras as vezes em que a animação chinesa acerta o tom das piadas (ou mesmo tenta acertar).
A mensagem mais bem construída e interessante do roteiro é a ambiental. O filme aborda muito bem a captura e aprisionamento dos animais, algo que vem sendo largamente discutido ultimamente, principalmente com a situação de quarentena. É muito fácil conectar-se e torcer para os personagens quando o longa segue por esse caminho. E a mensagem deixada para os pequenos em meio a tantos problemas ambientais no mundo, certamente é de extrema importância.
Serviço: O longa de animação está disponível nas seguintes, plataformas digitais: NOW, Looke, Microsoft, Vivo Play, Google Play e Apple TV.
Chuck Nota: