Embalagem alemã com produto tipicamente americano
Em “O Manicômio”, um grupo de “Youtubers” aceita o desafio de passar um dia numa antiga instalação nazista. Um manicômio, que é considerado um lugar mal assombrado. Chegando lá, eles descobrem que existem muito mais mistérios do que eles pensavam.
Veja também:
5 Filmes Para Assistir no Cinema em Janeiro
Os 10 Melhores Filmes de Ação 2018
Você pode até pensar que irá encontrar um conteúdo diferente, por ser um filme alemão. Talvez um tom de terror nunca visto. Mas não se engane rs, essa é a Alemanha tentando ser Estados Unidos, sem qualquer disfarce.
Em “O Manicômio”, vemos a mesma fórmula inexplicável da câmera de mão que nunca desliga. Do mesmo modo, vítimas que mesmo nas piores situações permanecem fazendo vídeos de si mesmas. Agora ao menos tentam usar a desculpa de que as vítimas em si, são “Youtubers”, ou seja, gente que vive de fazer vídeos o tempo todo. Por outro lado, talvez seja a melhor lógica da câmera até hoje. Não é difícil imaginar um Júlio Cocielo da vida, querendo gravar sua própria decapitação rs.
Pense naquelas promoções “Coma tudo que aguentar”, esse longa é o tipo “Coloque tudo que conseguir”. “O Manicômio” abusa de fórmulas batidas de terror, juntamente com um exagero de reviravoltas, que apenas jogam contra as próprias regras do filme.
Repleto de momentos aleatórios bem como um clima de romance inexplicável, é muito difícil manter a concentração no tema principal do filme.
Visualmente não há nada de novo e os efeitos visuais são ruins em sua maioria. Ainda mais considerando que hoje em dia, muitos filmes de baixo orçamento conseguem apresentar efeitos bastante honestos (inclusive filmes brasileiros), o custo não parece ser a desculpa para a falta de habilidade visual do filme.
“O Manicômio”, explora pouco a própria lenda que deveria assustar os personagens. Definitivamente, não temos muito acesso as histórias que realmente fariam do local tão assombrado. Então acaba virando um festival de pequenos sustos num lugar escuro e mal cuidado.
Os personagens são esquecíveis, sem exceção. Tanto os Youtubers mais famosos quanto a aspirante a Youtuber, que deveria ser o elo mais fraco e mais próximo a nós. É impossível torcer por eles, ainda mais pela falta de discernimento que eles demonstram durante o filme.
Enfim, “O Manicômio”, infelizmente tem um conteúdo tão artificial quanto os próprios canais satirizados do Youtube. É o cinema alemão tentando ser americano, mas copiando o que há de pior por lá. Confira o trailer e nossa “Chuck Nota”, logo abaixo.
Cena pós créditos: Não tem.