Falou, e falou bonito… James Cameron, diretor de vários arrasa quarteirões como: Exterminador do Futuro, Titanic e Avatar, disse o que alguém de Hollywood precisava dizer. Em entrevista ao The Daily Beast, o cineasta James Cameron falou sobre a visão dos responsáveis pelo Oscar em relação aos filmes de grande bilheteria.
<Veja 6 Filmes Pop que poderiam ter sido indicados ao Oscar>
“Poucas vezes na história do Oscar um filme altamente popular foi bem recebido. Geralmente a Academia assume a posição de ‘é nosso dever aristocrata dizer aos menos favorecidos o que eles deveriam assistir’ – e eles não premiam os filmes que as pessoas realmente querem ver, aqueles que eles estão pagando dinheiro para ver. E a Academia está dizendo para eles ‘Sim, você acha que gosta disso, mas você deveria gostar disso’. E enquanto a Academia ver isso como o seu dever, não espere uma cerimônia de grande audiência. Espere um bom programa, e aquele dever cumprido, mas não chore pela baixa audiência. Titanic foi uma exceção. Não estou dizendo que o filme é melhor que outros filmes, mas foi um longa que fez uma montanha de dinheiro e teve muitas indicações. A próxima vez que isso acontecer, veremos a audiência subir. É simples assim. Definitivamente existe essa tendência. A maior parte dos membros da Academia é de atores. Olha, eu amo atores, mas é assim que eles pensam, geralmente são céticos em relação à tecnologia. Então eles olham para um filme que depende muito dos efeitos visuais e dizem ‘oh, isso não é um filme para atuação’. Bom, Titanic foi um filme de efeitos visuais em pele de cordeiro, entende? Sim, tinha efeitos visuais, mas era sobre as pessoas e sobre a história. Os efeitos foram ofuscados por isso. Mas se você faz um filme como Avatar, os efeitos visuais estão na cara, e mesmo que eu ache que as atuações a a história foram tão boas quanto em Titanic, eles não vão premiar da mesma maneira. É apenas um fato”.
“Eu duvido que serei indicado novamente ao Oscar, mas se eu fosse, provavelmente vou perder para um filme do Woody Allen”.
E aí, Has Tela??
Se eu pudesse dar um abraço no James Cameron agora, com certeza o faria. Perfeito em cada palavra (talvez eu poupasse o Woody Allen rs), James escancarou um fato, a Academia simplesmente desqualifica filmes e os julga por serem populares. Um fato que presenciei na faculdade (Publicidade e Propaganda), me ilustra bem isso. Certa vez, no auge do falatório sobre Tropa de Elite, uma professora de filosofia, do alto de sua soberba e pseudo intelectualidade, disse: “Eu ainda não vi o filme, mas dificilmente vou gostar, eu não gosto de coisas que ficam muito populares”. Ou seja, se o Tropa de Elite jamais tivesse feito sucesso, ela talvez o visse como uma obra – prima e, é assim que funciona a cabeça dos votantes do Oscar e de boa parte dos críticos de cinema. Logicamente não é preciso premiar um Transformers, mas também, não é preciso desconsiderar um Cavaleiro das Trevas, por exemplo.