O boxe é de longe o esporte que mais gerou filmes de qualidade para o mundo , mesmo que na vida real esteja perdendo espaço, nas telonas o esporte continua sendo invencível, vamos relembrar com um top 10 os melhores filmes de boxe, aqueles clássicos da “Nobre Arte” no cinema…
O último grande filme da carreira de Wesley Snipes, antes de cair numa série de fracassos. O Imbatível mostra a história de um campeão mundial de boxe Chambers (Ving Rhames ) que é condenado e preso por estupro , na prisão acaba se deparando Hutchen (Wesley Snipes) um misterioso lutador da prisão que jamais foi vencido, um dos prisioneiros vê a grande possibilidade de uma luta e organiza o evento que vai chamar todas as atenções .
Com a direção do experiente diretor de ação Walter Hill (48 horas) o filme transcorre facilmente na história simples e direta algo que ajudou Wesley Snipes a fazer um trabalho de qualidade, o ambiente de uma luta não oficial e a boa fotografia deixam o filme ainda mais divertido pra quem gosta de boxe , fugindo um pouco do clichê de “superação” iniciado pelos filmes do Rocky e copiado aos montes.O Imbatível tem estilo próprio.
9 – Gigantes de Aço / Shawn Levy – 2011
Uma homenagem ao boxe tradicional sempre com alfinetadas ao M.M.A , Gigantes de Aço traz Hugh Jackman como um ex – boxeador que tenta sobreviver como treinador num mundo onde as lutas humanas foram substituídas pelo boxe entre robôs. No meio disso tudo recebe a notícia de que sua ex – esposa faleceu e agora terá de criar o filho de 11 anos com o qual mal teve contato até momento, depois de muitos desentendimentos os dois descobrem que podem se ajudar e com um robô obsoleto começam a caminhada rumo ao título mundial.
O filme é uma mistura do choroso O Campeão com um pouco de Rocky e Falcão , mas as citações são tão bem feitas que não fica aquela impressão de uma “cópia sacana”, é um filme bem familiar (para não dizer infantil em alguns momentos) com um tom de crítica as novas modalidades de luta e uma pegada emocional forte (torcer pelo mais fraco é inevitável rs).
8 – Rocky IV / Sylvester Stallone – 1985
O primeiro Rocky da lista é um clássico da soberania americana, tudo começa com o campeão de boxe da União Soviética desafiando lutadores americanos para uma exibição, Apollo Creed (Carl Weathers) resolve sair da aposentadoria para lutar com Ivan Drago (Dolph Lundgren) , mas durante a luta Drago se mostra muito superior fisicamente e o “massacre” causa a morte do ex-campeão ,então Rocky Balboa decide lutar com o gigante para honrar seu grande amigo e os E.U.A.
Rocky 4 não tem enrolação basicamente é uma luta, um treino e uma luta, claro que entre isso está a tensão que Estados Unidos e União Soviética viviam na época que dá todo um ar de patriotismo ao filme. O longa que revelou Dolph Lundgren foi a terceira maior bilheteria de 1985 (atrás de De Volta par o Futuro e Rambo II ) e marcou uma geração que ainda se refere a Lundgren como “O Gigante Russo”.
7 – A Luta Pela Esperança / Ron Howard – 2005
Baseado em fatos reais é uma bela história de como o esporte dá voltas, Jimmy Braddock (Russell Crowe) era um boxeador promissor que após uma série de derrotas se retira do esporte para trabalhar como estivador durante a crise americana, quando um cancelamento de última hora dá a Jim a chance de lutar novamente ele surpreende a todos com uma sequência de triunfos que transforma o raquítico pugilista no “Cinderella Man” (título original do filme) um símbolo de esperança para os pobres . O sucesso trouxe seu maior desafio a luta contra o campeão mundial Max Baer (Claig Bierko) que já matou dois oponentes no ringue.
É uma daquelas histórias que tinham de virar filme , onde o talento faz nascer um daqueles “heróis” que levam multidões. Russell Crowe muito competente como sempre e um destaque para Paul Giamatti (indicado ao Oscar). É um filme de qualidade muita superior ao famoso O Vencedor de 2010 com Mark Wahlberg (que já adianto não está na lista).
6 – Réquiem para Um Lutador / Ralph Nelson – 1962
Pra começar réquiem significa repouso e é uma palavra pouco utilizada hoje. No clássico de 1962 o campeão dos pesos pesados Mountain Rivera (Anthony Quinn) se retira dos ringues após uma avalização médica onde constata que está prestes a sofrer danos irreversíveis, mas seu agente completamente atolado em dívidas o convence a entrar no mundo das lutas greco – romanas (luta livre) para uma carreira lucrativa, porém humilhante.
A excelente atuação de Anthony Quiin faz desse filme um ponto diferente na história dos filmes de boxe, a forma como o orgulho de um lutador e a corrupção no boxe são tratadas transformam pouco mais de uma hora de longa em uma viagem pesada pelo mundo do pugilismo. Boas cenas de luta e a participação especial do lendário Muhammad Ali elevam o nível .
5 – Ali / Michael Mann – 2001
4 – Rocky II / Sylvester Stallone – 1979
3 – Touro Indomável / Martin Scorsese – 1980
2 – Menina de Ouro / Clint Eastwood – 2004
1 – Rocky – Um Lutador / John G Avildsen – 1976
…
É isso ai …Has Tela Vista…O Cinema em Ação !!!
fonte : netmovies.com.br; imdb.com; alemdacurva.wordpress.com; adorocinema.com