Por Bruno Sawyer autor do site parceiro Dossiê do Rock.
Situações cômicas e ao mesmo tempo ingênuas. Risos. Romance. Características de mais uma comédia romântica hollywoodiana onde tudo irá se acertar no fim das contas e, os mocinhos viverão juntos e felizes para sempre. Bem, no caso de Mesmo Se Nada Der Certo, a história é bem mais sólida e coerente. …
O diretor e autor John Carney (que dedicou a obra a seu irmão Jim) fez um belo trabalho, juntando um roteiro bem amarrado com conhecimento musical e ótimos atores.
O filme gira em torno dos personagens Gretta (Keira Knightley) e Dan (Mark Rufallo), ambos envolvidos com música, mas de maneiras diferentes. Também merecem destaque Dave (Adam Levine), namorado de Gretta. Violet (Hailee Steinfeld) filha de Dan com Miriam (Catherine Keener). Steve (James Corden) amigo da personagem de Keira e a participação especial do cantor Cee Lo Green.
Numa noite qualquer, Steve estava fazendo uma apresentação ao estilo voz e violão em um bar e incentivou Gretta a tocar uma de suas composições, mesmo com a forte relutância da garota. Neste mesmo bar está Dan, completamente bêbado, mas não menos consciente do potencial que uma música pode ter. Ele vai até a moça, diz que gostou de sua composição e sugere que trabalhem juntos. A partir deste encontro a trama tem andamento e se desenvolve mostrando acontecimentos das vidas dos dois personagens que fazem os espectadores os compreenderem e quebrarem a primeira impressão passada pelos mesmos (seja ela boa ou ruim).
Leia Também:
Leia a crítica de Anjos da Lei 2
Veja como estão hoje os atores de Rocky Balboa
A história mostra de forma simples a qualquer leigo como funciona a indústria da música. Dan fundou uma gravadora independente com seu amigo de faculdade Saul (Mos Def), mas após alcançar o sucesso e descobrir vários artistas ele se vê em um momento ruim, onde não consegue lançar ninguém, tem um relacionamento problemático com sua esposa e filha e não tem mais apoio de seu sócio, pois possuem pensamentos diferentes.
Enquanto, Saul trabalha como um grande executivo de gravadora, se interessando apenas por quem possa trazer retorno financeiro, Dan ainda mantém os princípios que o levaram a ousar e dar a oportunidade a boa música, dando ela retorno financeiro ou não.
A amizade e generosidade também são outros fatores que permeiam o filme. James Corden se saiu um ótimo coadjuvante e seu personagem Steve (que é músico e ganha dinheiro tocando nas ruas e em bares) mostra na prática o que significam estas duas palavras quando ajuda Gretta em um momento difícil, onde havia brigado com seu namorado Dave, que havia se tornado um popstar nos EUA.
Dave mostra o lado comercial da música, onde compõe canções para fazerem sucesso e darem retorno financeiro e Gretta cria sua música por acreditar que ela deve ser honesta e qualificada, independente de gerar algum lucro.
Cee Lo Green interpreta ele mesmo e dá uma ajuda a Gretta e Dan quando eles precisam. Suas aparições são sempre bem humoradas.
Mesmo Se Nada Der Certo, humaniza as pessoas, mostra como funciona a música, como produto e, a música como arte passando uma mensagem positiva sobre generosidade, amizade e sobre a força que o ser humano tem quando trabalha em equipe.
Vale muito a pena assistir ao longa e apreciar as boas atuações de todos os envolvidos e as ótimas interpretações das canções feitas por Adam e Keira (que canta ela mesma todas as cancões da personagem). Veja a Chuck Nota, logo abaixo…
Gostou? Deixe seu comentário e siga – nos nas Redes Sociais !!!
É isso ai …Has Tela Vista…O Cinema em Ação !!!