“Abominável” … O Agradável
Quando a adolescente Yi encontra um jovem Yeti no telhado de seu prédio em Xangai, ela e seus amigos travessos, Jin e Peng , o nomeiam “Everest”. e embarcam em uma jornada épica para levar a criatura mágica de volta para sua família no ponto mais alto da Terra. Mas o trio de amigos precisará estar sempre um passo à frente de Burnish, um homem muito rico e com a intenção de capturar um Yeti.
- Arnold Schwarzenegger: De Exterminador a Governador
- Falcão e o Soldado Invernal: O Que Você Precisa Saber
- Em Um Bairro de Nova York: Ganha Trailer
- Oscar 2021 – Lista de Indicados
- Trailer Final de Falcão e o Soldado Invernal
“Abominável” é envolvente e simpático desde as primeiras cenas (as de interação do Yeti com Yi, para ser mais específico).
O filme acerta em cheio ao buscar retratar a cultura oriental. Mesmo que ainda superficialmente, oferece uma visão mais ampla ao mundo das animações 3D, corriqueiramente fechado nos Estados Unidos ou cenários totalmente de fantasia.
Os personagens tem contrapontos interessantes e despertam diferentes tipos de simpatia. É sempre impressionante ver como figuras que não falam podem conquistar o público com tanta facilidade, como é o caso do “monstro” Everest.
Há um desenvolvimento sobre a perda familiar para a protagonista, mas talvez a falta de um leve background impeça que tenhamos maior envolvimento com essa parte da história.
Fato é, que apesar de tentar, essa nova aventura da DreamWorks não se aproxima da emotividade de filmes como “Como Treinar Seu Dragão” da própria DreamWorks ou a maioria dos longas da Pixar. O que não chega a ser algo para se envergonhar, com um sarrafo tão alto no mundo das animações.
Comentar a qualidade da animação na grande maioria das vezes atualmente é chover no molhado. Mas vale a nota aqui, principalmente por uma leve influência de animês e um design de personagens diferentes do habitual, o que por si só chama atenção. É possível ver referências a “Meu Amigo Totoro” e até “A Viagem de Chihiro”. Em comparação com a recente aparição do “Yeti” nos cinemas em “Pé Pequeno”, certamente “Abominável” é um filme mais ousado visualmente (e até no improvável nome).
Um dos pontos inspirados na cultura de animações asiáticas é a magia. Simples, sem grandes mitologias, apenas uma cereja de encantamento para adultos e crianças. Aliás, é inegável como as crianças (estive numa sessão com elas) se prendem a esses momentos, assim como a aventura despreocupada e de belas paisagens que é apresentada. Um fascínio raro e sincero, que só os pequenos conseguem demonstrar.
“Abominável” até arrisca uma inversão de vilania raramente vista em filmes considerados “adultos”, e com rara competência.
Enfim, entre momentos “aconchegantes” e pequenas lições, “Abominável”, está longe de fazer jus ao nome, e na verdade está mais para sua rima… “Agradável”… Confira o trailer e nossa “Chuck Nota” logo abaixo.