Essa é aquela hora do ano pra quem sabe que animação não é só coisa de criança, e quer sair um pouco da casinha de Disney, Pixar, DreamWorks e etc. Vários estilos de animação do mundo inteiro desde os 2D clássicos até técnicas quase artesanais. Tivemos a oportunidade de ver alguns títulos que o festival está trazendo aqui para São Paulo a partir desse dia 25. Dentre o catálogo do festival que nós vimos, resolvi separar cinco que vocês não podem perder, sem contar muito spoiler, afinal, são curta metragens na maioria dos casos.
Macaco Albino – Pimenta
Muito engraçado e que lembra bastante a pegada politicamente incorreta de algumas animações da nicklodeon uma época.
Sujismundo
Você já deve ter escutado essa expressão, muito possivelmente da sua mãe quando você não queria tomar banho. Pois é dessa animação que ela veio, popular na década de 70, e apoiada pelo Governo Federal para mostrar ao povo a importância da higiene pessoal.
Como Lidar com a Morte
Fantástico… o melhor dos que pude ver, o curta mostra como um velhinha recebe de forma muito engraçada e inesperada a morte que vem lhe buscar. A animação lembra um pouco o estilo de Death Note em certos cortes, mas é algo totalmente novo, vale a pena conferir.
Vaysha: A Cega
Aqui uma das técnicas mais marcantes e apuradas, o tempo todo você tem a impressão de estar vendo um quadro em movimento. No filme Vaysha nasceu com um olho verde e outro marrom. Um vê somente o futuro, outro somente o passado… Que f@#$…
KGF no 5
Três músicos profissionais – o urso, o coelho e o lobo – estão praticando sua arte na floresta quando são surpreendidos por um caçador… E daí começa uma releitura incrível dos clássicos Looney Toones com um estilo muito próprio.
É isso, muita coisa diferente e divertida pra ver (eu garanto, você não vai se entediar) a abertura do festival acontece hoje e você pode ficar por dentro da programação através do site http://www.animamundi.com.br/pt/