Nesse fim de semana acontece a sempre aguardada cerimônia entrega do Oscar, o maior prêmio do cinema mundial. Uma pergunta recorrente que tenho recebido é sobre quem acho que ganhará, já pude assistir todos os filmes concorrentes, então vou compartilhar bem resumidamente com vocês quem são os favoritos ao prêmio em cima da temporada de premiações e velho estilo do Oscar, e quem eu realmente acho que deveria ganhar se pudesse votar rs (Comentários apenas nas principais, as outras só com palpites diretos)…
Aliás, antes… fica uma dica, deixe seus palpites na promoção “Cinemaníacos Oscar 2016” e concorra a UM ANO de cinema grátis, o três que acertarem mais vencedores levam o prêmio. Para participar basta acessar http://www.cinemark.com.br/ já pensou??? Mas antes lê ai, que vou tentar te ajudar ;)…
Melhor Filme
Deve ganhar: Spotlight ou O Regresso
Deveria ganhar: A Grande Aposta
Aqui começam algumas injustiças quando Os 8 Odiados, Creed, Straigth Outta Compton e Um Homem Entre Gigantes ficam de fora para dar lugar a filmes como o aguado Brookyn ou Perdido em Marte. Os favoritos são Spotlight e O Regresso, bons filmes, mas longe da agilidade e criatividade de A Grade Aposta . Mad Max parece distante de beliscar o prêmio, mas sua indicação já é interessante considerando que o gênero de ação é historicamente desdenhado pela academia.
Melhor Diretor
Deve ganhar: Alejandro González Iñárritu (O Regresso)
Deveria ganhar: Alejandro González Iñárritu (O Regresso)
Por mais que uma galera esteja torcendo o bico pra ele… a verdade é que o Alejandro faz trabalhos impressionantes, foi assim em Birdman ano passado e, é assim em O Regresso, o cara sabe comandar um filme como poucos, o que é a principal função de um diretor.
Melhor Ator
Deve ganhar: Leonardo Di Caprio (O Regresso)
Deveria ganhar: Leonardo Di Caprio (O Regresso)
Sim, esse não é o maior papel da carreira dele. Eddie Redmayne veio forte de novo com A Garota Dinamarquesa, mas vamos encarar, é a hora do Di Caprio. A academia deve um Oscar a ele pelo o excelente trabalho em O Lobo de Wall Street, então a agonia e o sofrimento do Di Caprio deve acabar com os memes esse ano. Ainda sobre essa categoria, Michael Fassbender (Jobs) e principalmente Matt Damon (Perdido em Marte) tem indicações bem empurradas, ambos poderiam tranquilamente ter cedido suas vagas para atores como Michael B Jordan (Creed), Will Smith (Um Homem Entre Gigantes) ou Johnny Deep (Aliança do Crime). Bryan Craston (Trumbo) fez um um bom trabalho, merece a indicação mas não tem força para ganhar.
Melhor Atriz
Deve ganhar: Brie Larson (O Quarto de Jack)
Deveria ganhar: Brie Larson (O Quarto de Jack)
Apesar de ter concorrentes com muito nome como Jennifer Lawrence (Joy) e Cate Blanchet (Carol), esse ano a única preocupação da surpreendente Brie Larson deve ser mesmo apenas o nome delas, porque em trabalho o de Brie é bem mais complexo e interessante. Saoirse Ronan (Brooklyn) está para essa categoria como Matt Damon para o masculino, totalmente de graça.
Melhor Ator Coadjuvante
Deve ganhar: Sylvester Stallone (Creed: Nascido Para Lutar)
Deveria ganhar: Sylvester Stallone (Creed: Nascido Para Lutar) ou Christian Bale (A Grande Aposta)
Essa é com certeza a categoria mais equilibrada de toda a premiação, não há o que reclamar, todos os indicados merecem levar. Nunca escondi minha torcida por Stallone e acho que além de merecer, será um momento épico para o Oscar, um reconhecimento a um tipo de figura que sempre sustentou a industria e mas nunca recebeu o devido valor por isso. Tom Hardy faz muita diferença em O Regresso, Mark Rufallo rouba a cena em Spotlight e Mark Rylance é sutil e hipnotizante no bom Ponte dos Espiões. Minha única reclamação é quanto a Christian Bale, que está excelente, mas não é coadjuvante em A Grande Aposta.
Melhor Atriz Coadjuvante
Deve ganhar: Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa)
Deveria ganhar: Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados)
Descarte ai Rooney Mara (Carol) e Rachel McAdams (Spotlight – Segredos Revelados), que não apresentam nada demais, e Kate Winslet que está sensacional, mas caiu num ano difícil. Sobram Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa) que vai muito bem e está mais próxima do que academia gosta, e a alucinada Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados) que arrebentou no filme do Tarantino e construiu um personagem divertido e desengonçado que realmente merecia um Oscar.
Melhor roteiro original
Deve ganhar: Spotlight – Segredos Revelados (Josh Singer e Tom McCarthy)
Deveria ganhar: Straight Outta Compton – A História do N.W.A. (Jonathan Herman e Andrea Berloff)
Melhor roteiro adaptado
Deve ganhar: A Grande Aposta (Charles Randolph e Adam McKay)
Deveria ganhar: A Grande Aposta (Charles Randolph e Adam McKay)
Melhor Animação
Deve ganhar: Divertida Mente
Deveria… ah para, é o Divertida Mente mesmo rs
Melhor Fotografia
Deve ganhar: O Regresso
Deveria ganhar: Mad Max: Estrada da Fúria
Direção de arte
Deve ganhar: Mad Max: Estrada da Fúria
Deveria ganhar: Mad Max: Estrada da Fúria
Trilha Sonora
Deve e tem que ganhar : Os 8 Odiados com o lendário “trilheiro” de faroeste, Enio Morricone.
Efeitos Visuais
Deve ganhar: O Regresso (santo urso…)
Deveria ganhar: Mad Max: Estrada da Fúria ou Star Wars: O Despertar da Força (apesar de ambos terem muitos efeitos práticos).