Uma das grandes estreias desta semana traz o lendário Anthony Hopkins (O Silêncio dos Inocentes) na pela do dono da cervejaria Heineken, no entanto a presença do nosso Hannibal não consegue resolver os problemas do longa, que passa longe do que promete. Em Jogada de Mestre, é Amsterdã, 1982. Cor (Jim Sturgess), Willem (Sam Worthington), Cat (Ryan Kwanten), Spikes (Mark van Eeuwen) e Brakes (Thomas Cocquerel) são amigos que tentam, de alguma forma, se dar …
bem na vida. Após fracassarem na tentativa de obter um empréstimo bancário, eles elaboram um plano para sequestrar o milionário Freddy Heineken (Anthony Hopkins) e receber um resgate de US$ 35 milhões. Para tanto o grupo realiza um assalto, de forma a ter a quantia necessária para organizar o cativeiro e todos os detalhes do golpe. Entretanto, após a realização do sequestro, a inevitável tensão decorrente da investigação da polícia faz com que a amizade do grupo, e o próprio golpe, fique por um fio.
Ler a sinopse de Jogada de Mestre é mais empolgante do que ver o filme. O longa se posiciona como uma história de estratégia e suspense, onde a dita tensão entre os sequestradores deve o fator decisivo para o suspense. De fato, o que se vê é um roteiro perdido que não sabe desenvolver os personagens, não se entende suas motivações ou tão pouco se cria qualquer empatia por suas figuras. Nem mesmo o sequestrado Freddy Heineken consegue desenvolver qualquer tipo de ligação com o público. O fraco elenco encabeçado pelo sempre ruim Sam Worthington (Avatar) segue o roteiro perdido, mesmo o próprio Anthony Hopkins parece no piloto automático
Leia Também:
Stallone vai leiloar objetos de Rocky e Rambo
Tom Cruise confirma No Limite do Amanhã 2
O filme falha terrivelmente quando tenta emular algum tipo de desespero e claustrofobia, os ângulos são engessados e seguem uma direção muito pouco ousada de Daniel Alfredson que parece não ter entendido seu próprio filme. A única grande cena do filme, que é a saída de um assalto a banco é bastante mal filmada, apesar de ser mais realista do que o habitual (porém, nem sempre realismo funciona no cinema).
Enfim, Jogada de Mestre de fato promete mais do que entrega e, fica a impressão de que nem mesmo a história original era tão instigante para ser adaptada. O nome do filme originalmente é “O Sequestro do Sr Heineken” um nome muito mais honesto do que o pretensioso “Jogada de Mestre”, já que única jogada de mestre do filme é a escolha de seu próprio nome… Confira nossa Chuck Nota logo abaixo…
Gostou? Deixe seu comentário e siga – nos nas Redes Sociais !!!
É isso ai …Has Tela Vista…O Cinema em Ação !!!