Chegou aos cinemas um dos fortes concorrentes ao Oscar 2014, com elenco recheado de estrelas, Trapaça entra para o seleto Hall de filmes que conseguiram indicações para de todas as categorias de atuação , ator (Christian Bale), atriz (Amy Adams), ator coadjuvante (Bradley Cooper), atriz coadjuvante (Jennifer Lawrence)…
Já no início temos uma daquelas cenas que indicam um ator ao Oscar, com Christian Bale (O Caveleiro das Trevas) irreconhecível em uma atuação não menos que genial.
Trapaça é uma comédia de “humor negro” que tem como base o mundo de corrupção , onde tudo é muito implícito ou acontece de modo menos nítido, nada se conhece do seu real funcionamento. O longa mostra muito do “modo de executar” de pessoas que vivem à margem da sociedade e conhecem o capitalismo como ninguém, a linha entre a legalidade e ilegalidade fica muito tênue.
Apoiado na frase “fatos reais” , Trapaça, é apenas em parte inspirado numa operação do FBI do final dos anos 70. Um caso de fraude, onde os fraudadores são convidados a colaborar com a polícia para diminuir suas penas. Mais ou menos como uma delação premiada.
O filme de David O. Russell, não precisaria ser baseado em “fatos reais” , se fosse totalmente original ainda seria interessante. Christian Bale faz casal com Amy Adams nos papéis de Irving Rosenfeld e Sydney Prosser, dois golpistas pressionados pelo agente Richie DiMaso (Bradley Cooper). Irving é casado com Rosalyn, interpretada pela queridinha de Hollywood Jennifer Lawrence (Jogos Vorazes), o que complica e diverte bastante o decorrer da história, o filme ainda conta com uma ponta sensacional de Robert De Niro.
Trapaça é ágil e mantem a característica de O Russel de focar nos bons diálogos. A parte visual é divertidíssima, com os figurinos dos anos 70 em tons fortes. Além de Bale e Amy Adams que realmente estão muito bem, vamos chover no molhado e ter que dizer que Jennifer Lawrence esta incrivel como a esposa meio “burra” que pode colocar tudo por água abaixo a qualquer momento, Lawrence mostra que sabe ir de blockbusters a filmes menores com uma facilidade peculiar
Enfim , indicado em dez categorias para o Oscar, Trapaça supera preconceitos, é um filme engraçado e com uma critica bem definida. O longa tem em seu excelente diretor e no elenco bem selecionado o pilar que o torna um dos grandes da temporada.
É isso ai …Has Tela Vista…O Cinema em Ação !!!