Para fechar esse ano especial com chave de ouro , nada melhor do que soltar a nossa já tradicional lista dos 10 melhores do ano, e como foi difícil escolher em 2013…

 Começamos com ela no já longínquo 2011, e o sucesso foi tão assustador, que a lista foi aperfeiçoada em 2012, e fez ainda mais sucesso que a anterior. Mesmo não sendo pokémons temos de evoluir , então a lista dos 10 melhores filmes de ação em 2013 , está mais criteriosa. Esse ano o Has Tela Vista começou a fazer críticas semanais (por causa da parceira com o Adoro Cinema) e adotamos a “Chuck Nota” , para analisar os filmes , e é em cima das “Chuck Notas” que essa lista foi montada. Esse ano merece destaque algumas peculiaridades , como de costume os filmes de super-heróis aparecem bem, e ao contrário dos outros anos Jason Statham não conseguiu emplacar nenhum grande filme de ação , e ficou de fora da lista pela primeira vez, assim como alguns filme que não foram sucesso de bilheteria mereceram entrar na lista final, provando que bilheteria não é garantia de qualidade . Mas, chega de detalhes, não vamos estragar as surpresas, eis Os 10 melhores filmes de ação de 2013…

10 – Duro de Matar 5 – Um Bom Dia Para Morrer / John Moore

Em Duro de Matar – Um Bom Dia Para Morrer , John McClane (Bruce Willis) descobre que o filho está preso na Rússia acusado de assassinato e resolve ir até o país afim de salvá-lo da prisão, coincidentemente dá de cara com o filho Jack McClane (Jai Courtney) durante uma fuga do tribunal. Na verdade Jack é um agente disfarçado, que está levando consigo um terrorista jurado de morte, e agora contra sua vontade terá que trabalhar com o pai para escapar vivo da Rússia.
Foi muito difícil escolher entre Duro de Matar e o ótimo Dose Dupla para esta posição, apesar de Dose Dupla apresentar um frescor que o quinto filme da franquia do MCcClane não apresenta, não há como negar que o carisma de Bruce Willis faz a diferença, quando ele pega uma metralhadora e entra em ação, pensamos, “eis um cara que sabe fazer filmes de ação”, é um filme com muitos defeitos, como a própria entrada do filho de McClane numa tentativa de rejuvenescer a franquia, porém o diretor John Moore não teve medo de jogar os preconceitos para alto e fazer um longa de ação no verdadeiro sentido da palavra, com bons efeitos especiais e visuais , como na incrível perseguição nas ruas da Rússia , capaz de te deixar sem piscar por alguns minutos. É um grande filme de ação, mas não é o Duro de Matar que nos acostumamos a ver. Dica do Has Tela, o box dos 5 filmes de Duro de Matar está em promoção, vale a pena ter em casa.

9 – Invasão a Casa Branca / Antoine Fuqua

Banning (Gerard Butler) é um dedicado funcionário do serviço secreto americano, que tem a função de proteger o presidente Asher (Aaron Eckhart) e sua família. Ao levá-los para uma festa de Natal, uma intensa nevasca faz com que o carro em que estão o presidente e sua esposa, sofra um acidente. Mike consegue salvar Benjamin, mas a primeira-dama morre. A partir de então, Mike é deslocado para um serviço burocrático de escritório em Washington, que ele detesta. Dezoito meses depois, a Casa Branca é atacada por terroristas norte-coreanos e a única esperança do presidente é justamente Banning. Esse ano a Casa Branca foi destruída duas vezes por terroristas no cinema, Invasão a Casa Branca e O Ataque, tem temáticas parecidas, a influência de Duro de Matar em ambos é óbvia, mas um pouco mais de capricho na parte técnica , faz com que Invasão a Casa Branca se destaque, a ação é mais crua, tem pouca utilização de fundo verde, uma edição de som excelente , que dá a base, enquanto o diretor Antonie Fuqua (Dia de Treinamento) cria um clima de tensão centrado em seu próprio John McClane (Gerard Butler), bom roteiro,bons diálogos , ótimas cenas de luta corpo a corpo, nacionalismo exagerado , esse é Invasão a Casa Branca, que conta com os inspirados Morgan Freeman e Aaron Eckhart no elenco.

8 – Man of Tai Chi / Keanu Reeves



Um jovem praticante de artes marciais Chen (Tiger Hu) deixa de lado sua vida pacata vida em Pequim para disputar o campeonato Wulin Wang. O que ele não esperava era ter que lidar com o submundo das lutas e com Donaka (Keanu Reeves) um “empresário” sedento por sangue , para proteger o legado de seu local de nascimento.
Um pouco afastado dos holofotes, desde Constantine, Keanu Reeves surfou por filmes medianos e sem grande sucesso de bilheteria nos últimos anos , em 2013 , o eterno Neo ressurge em sua primeira empreitada como diretor,na co-produção E.U.A e China, para surpresa dos críticos , Reeves vai muito bem e consegue um filme redondo, com respeito as tradições orientais e coreografias fantásticas, criadas por Keanu e coreógrafos originais de Matrix. Como ator Keanu Reeves também se coloca numa posição humilde de coadjuvante,dando destaque para o ótimo Tiger Hu Chen. Dito no próprio filme , ele se trata de algo maior do que um torneio ilegal de artes marciais, se trata de mudança de personalidade de como o poder físico ou mental pode subir a cabeça das pessoas, Man of Tai Chi é a surpresa do ano, com um excelente clímax final.

7 – Alvo Duplo / Walter Hill

Baseado nos quadrinhos de Bullet to the Head, o filme Alvo Duplo traz Sylvester Stallone como Jimmy Bobo um assassino profissional que se junta ao policial Kwon (Sung Kang), para investigar uma organização criminosa que matou seus respectivos parceiros, e descobrem que as raízes do crime estão bem mais profundas do que se imaginava.
O filme não foi bem de bilheteria , foi negligenciado pela crítica e até pela distribuidora , que adiou pelo menos 3 vezes a estréia do longa, mesmo assim , a primeira empreitada de Sylvester Stallone depois da saga Os Mercenários , é divertidíssima, volta a fórmula da dupla de etnias opostas e personalidades diferentes que se completa em cena , o experiente diretor Walter Hill (48 Horas), dá um tratamento oitentista ao filme, que faz com que a história transcorra naturalmente, repleto de ironias , o roteiro brinca com idade de Sly e as diferenças da dupla, rendendo piadas excelentes , ao mesmo tempo que as cenas de ação são críveis o suficiente para mostrar Sylvester Stallone em forma física e carisma invejáveis, culminando em uma tensa sequência final, na luta de machados contra o personagem de Jason Momoa. Filme indispensável para os fãs.

6 – Círculo de Fogo / Guilhermo Del Toro

Quando várias criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, começam a emergir do mar, tem inícioBlade 2) quando criança desenhava monstros e robôs gigantes , mas esse sonho não morreu na infância, e graças a seu talento Del Toro nos trouxe um dos filmes mais divertidos dos últimos anos, quem cresceu vendo os chamados Tokusatsus (Jaspion, Changeman, Flashamen e etc) não teve como resistir a essa obra prima nerd de Guilhermo Del Toro, você vibra, se emociona , torce, enquanto um trilha sonora perfeita cria o clima para batalhas colossais entre monstros e robôs , que lutam em alto mar, no meio de cidades e proporcionam a grandiosidade que impressiona e traz um saudosismo genial. Círculo de Fogo traz à tona nossa criança escondida.É difícil escolher algumas cenas , mas vale o destaque para a espetacular luta em escalas gigantes em Hong Kong, e uma sequência fora de série, com a atriz mirim  Mana Ashida que em pouco minutos eclipsa o elenco inteiro.

5 – Rota de Fuga / Mikael Håfström


Na trama, Sylvester Stallone vive Ray Breslin, uma autoridade mundial em construções de segurança máxima, especializado em testar prisões e torná-las a prova de fugas, porém, Ray é traído e levado para uma prisão da qual ninguém consegue escapar, então terá de usar todas as suas habilidades para descobrir algum ponto fraco no complexo e  para isso, conta com Rottmayer (Arnold Schwarzenegger) um misterioso colega de prisão que o ajudará em seu plano.
Durante anos os fãs de ação sonharam com um filme que reunisse a dupla Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger, isso aconteceu de fato em Os Mercenários 2 , mas a extensa lista de atores , não deixa que possamos curtir a dupla em ação, já em Rota de Fuga , temos a experiência de realmente ter os astros juntos trocando diálogos e dividindo sequências de ação. E o filme não decepciona, o excelente roteiro nos oferece um suspense interessantíssimo e quando chega o climax, oras quando chega o climax , Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger empunham as armas como nos bons tempos. Destaque para o surto em alemão de Schwarza , impagável…



4 – Velozes e Furiosos 6 / Justin Lin

Desde que o assalto no Rio, de Dom (Vin Diesel) e Brian (Paul Walker)  dizimou o império de um chefão e deixou o grupo com US$ 100 milhões, nossos heróis se espalharam pelo mundo. Enquanto isso, o agente Hobbs (The Rock) tem perseguido por 12 países uma organização de mercenários pilotos letalmente habilidosos, cujo mentor (Luke Evans) é ajudado por uma impiedosa aliada, Letty (Michelle Rodriguez), amor que Dom julgava morta. Para vencê-los, Hobbs pede que Dom leve sua equipe para Londres. Em troca, promete o perdão de seus crimes.
Esqueça a bagunça no Rio , com mais lutas corpo a corpo, Velozes e Furiosos 6 chegou aos cinemas para mostrar que vai continuar sendo a maior franquia de ação da atualidade, ou pelo menos continuaria já que , a morte de um de seus protagonistas Paul Walker, coloca em cheque as continuações, a única garantia é que haverá um 7° filme e é justamente essa ponte que torna o filme  tão interessante, o trabalho de Justin Lin como diretor de ação é incontestável, comanda a fotografia da cenas de maior adrenalina com perfeição é diversão pura. E o filme tem uma das melhores cenas pós – créditos (veja aqui) que já se viu, a apresentação de Jason Statham na franquia é simplesmente de arrepiar, se Velozes 6 foi bem melhor que o 5, o sétimo capítulo promete ainda mais. Dica do Has Tela, tenha os 6 filmes da franquia para ver quando quiser, aproveite clique aqui e adquira seu box em promoção.



3 – O Homem de Aço / Zack Snyder

No filme, Clark (Henry Cavill) é um homem que tenta encontrar seu lugar no mundo e conviver com seus poderes além da imaginação. Transportado de Krypton para a Terra anos atrás, Clark foi moldado pelos valores de seus pais adotivos, Martha (Diane Lane) e Jonathan Kent (Kevin Costner), o rapaz descobre que ter super-habilidades significa tomar decisões extremamente difíceis, e quando o mundo é atacado por seres de seu planeta natal, o jovem se torna a única esperança do planeta.
No ano que o personagem completou 75 anos, o herói ganhou seu longa mais polêmico, o controverso final, mal compreendido por muitos , serve para formar a personalidade deste novo Superman, produzido e co roteirizado por Christopher Nolan (O Cavaleiro das Trevas) ,o longa é repleto de flashbacks e cortes secos que fazem a função de nos situar sobre quem é Kar – El ou Clark, somos apresentados a uma jornada de auto- conhecimento do herói que culmina em cenários sombrios e lutas arrebatadoras. O Homem de Aço também promete ser o tão aguardado início do universo DC nos cinemas, já que a continuação terá Batman e Mulher Maravilha…Liga da Justiça finalmente ? Até lá esse ótimo O Homem de Aço ganha nossa medalha de bronze. Adquira seu DVD de O Homem de Aço, clicando aqui

2 – Thor 2 : O Mundo Sombrio / Alan Taylor



A história se passa logo após os acontecimentos de Os Vingadores , e com os guerreiros de Asgard comemorando uma nova batalha vencida para estabelecer a paz entre os Nove Reinos, o temido elfo negro Malekith (Christopher Eccleston) acorda de seu sono para tentar construir seu reino de escuridão. Para isso, ele precisa recuperar o poderoso Éter, espécie de espectro escondido pelo asgardianos. Um furioso Thor engole o orgulho para aceitar a ajuda de seu complicado irmão Loki, na execução de um plano arriscado que mistura vingança e heroísmo.

É notável a evolução como filme de ação em si, o ritmo é fantástico e vemos batalhas inesquecíveis , principalmente em Asgard, outro detalhe interessante é que o personagem faz melhor uso da mística do martelo Mjölnir, ele parece muito mais poderoso e útil nesse filme. A mitologia Marvel nos cinemas, está tão consolidada que não há mais o que comentar sobre a competência do estúdio nesse sentido, se este ano Homem de Ferro 3 , se mostrou um pouco aquém das expectativas , Thor – O Mundo Sombrio supriu bem e deixou um ótimo gancho para a sequência do mundo Marvel nos cinemas. Dica do Has Tela , DVD de Os Vingadores com brindes exclusivos… confira !

1 – O Último Desafio / Kim Jee – Woon


O filme mostra Ray (Arnold Schwarzenegger) um típico xerife durão cheio de amarguras do passado que cuida de uma cidade tranquila na fronteira dos E.U.A com o México, até que um dia recebe a informação de que o pacato lugar será passagem de fuga de um dos maiores traficantes do mundo.E tem de assumir a difícil responsabilidade de atrasar a “viagem” de Cortez (Eduardo Noriega).
Foram dez anos sem protagonizar um filme (desde de O Exterminador do Futuro 3) e como vinhamos comentando a expectativa para seu retorno era grande, mas Arnold Schwarzenegger, mostrou o carisma de sempre e um filme de ação perfeito, uma leitura ágil dos Westerns americanos, um bang-bang moderno, com Schwarzenegger impondo sua presença marcante em tela . O elenco coadjuvante é um show a parte com destaque para Rodrigo Santoro (300) , Luiz Guzman (Tratamento de Choque) e Johnny Knoxville (Jackass). Como era de se esperar O Último Desafio traz grandiosas cenas de ação em sua grande maioria focada nos carros que são fator moderno nesse “faroeste” do diretor coreano, pode até ser sofisticado mas o “Governator” está lá para não deixar que esqueçamos o cinema de ação tradicional e o bom entretenimento. Não teve jeito o primeiro filme de ação de 2013, terminou o ano também como primeiro na nossa lista…

Enfim , obrigado por mais um ano nos acompanhando, foi demais , quantos amigos se juntaram as nossas redes sociais e já fazem parte do Has Tela Vista, não esqueçam de deixar suas opiniões, gostaram da lista? já viram todos os filmes? Se não concorda,qual sua lista ideal? rs
Até a próxima…É isso ai …Has Tela Vista…O Cinema em Ação !!!

Siga – nos nas Redes Sociais !!!

   

fonte : imdb.com; adorocinema.com