O suspense que vem para aproveitar o clima “tenso ” de dia das bruxas e apresenta um tema polemico e interessante, que acaba não sendo tão explorado quando podia…

Em tempos em que algumas reformas políticas no Estados Unidos causam controvérsia entre os ricos, Uma Noite de Crime traz de forma “utópica” a questão sobre como os governantes tentam ignorar as minorias na esperança de que elas desapareçam
O filme se passa em 2022, quando os Estados Unidos se recuperou de uma grande crise ,depois que a pobreza e a violência saíram do controle. A solução? anualmente, acontece um tipo de “purificação” onde por 12 horas qualquer pessoa do país pode cometer crimes sem ser punido. Com isso, a violência dos outros dias do ano diminui notavelmente, e ajuda na recuperação econômica, os ricos usam o dia da purificação para chacinar as minorias: pobres,inválidos,negros e etc.

Ethan se protege dos assassinos mascarados

Uma Noite de Crime é um grande jogo subconsciente que coloca os personagens o tempo todo entre escolhas morais e éticas, e consequentemente leva o espectador a se considerar nas situações também. A trama gira em torno de uma família de ótimo padrão de vida ,comandada por James (Ethan Hawke ), que tenta mantê-los unidos dentro de uma felicidade quase novelesca, incluindo um “conte-me como foi seu dia” durante o jantar, a artificialidade disso fica clara quando o tal dia da “purificação” chega e não se consegue identificar a posição da família à respeito, a não ser o pai, que aparentemente apóia o dia, desde que ele ocorra longe de casa. O filme trabalha muitos clichês de suspense e terror, o que é natural, o problema é que algumas situações ficam sem nexo, como, qual a necessidade de um grupo usar máscaras para cometer os crimes? se tudo é liberado na noite, e eles podem extravasar o seu lado mais ruim ser ter medo de ser reconhecidos, e porque apenas um deles resolve permanecer sem máscara? Essa e outras respostas o filme não oferece, fica a impressão que a introdução das máscaras por exemplo, é simplesmente um artifício para garantir sustos com mais facilidade , já que os disfarces são realmente macabros, mas pouco criativos.
O roteiro começa bem , situa o momento que os Estados Unidos vivem, introduz a tensão de forma ritmada ,porém, previsível. O ponto forte está justamente na ação contínua que o diretor JamesDeMonaco (Assalto à 13 Delegacia) coloca em paralelo ao clima de terror e suspense que toma conta do filme.
No elenco não há grandes destaques ou originalidade, o bom Ethan Hawke (Dia de Treinamento), se posiciona mais como um intermediador das cenas do que um protagonista, o restante incluindo a bela Adelaide Kane , se rende aos clichês necessários para esse gênero , sem acrescentar muita coisa.
Enfim, Um Noite de Crime, começa com um potencial fantástico, é intrigante, brinca com as difíceis decisões que um ser humano deve tomar e como a natureza humana pode ser diferente quando não estamos sendo observados ou julgados, é uma discussão ética interessante dentro de um filme um pouco quadradinho, que numa linha mais livre teria se tornado um ótimo longa.

Siga – nos nas Redes Sociais !!!

       
É isso ai …Has Tela Vista…O Cinema em Ação !!!