Continuando nossa série de especiais sobre os 40 anos de morte de Bruce Lee, vamos falar sobre as teorias conspiratórias. É difícil para os fãs aceitarem quando seu ídolo morre, e o fato deste, ser um mito como Bruce Lee só piora as coisas, são inúmeras as teses sobre sua morte, é a que os fãs menos acreditam é a oficial, vamos descrever passo a passo esse fatídico dia 20 de julho de 1973 e as teses que vieram depois dele …


Em 10 de maio de 1973 , Bruce Lee passou mal enquanto fazia o trabalho de dublagem para o filme Operação Dragão, com convulsões e dores de cabeça foi levado ao Hospital de Hong Kong, onde seria diagnosticado com um edema (inchaço) no cérebro, que neste dia foi controlado com a aplicação de um medicamento chamado manitol, porém esses sintomas voltariam a atacar Lee meses depois , dessa vez de forma fatal.

Funeral de Bruce Lee

Em 20 de julho de 1973, Bruce Lee foi a Hong Kong encontrar o ator que interpretava James Bond, George Lazemby, com que estava fechando um novo filme, durante a tarde Lee foi encontrar o produtor do filme Jogo da Morte na casa da atriz Lee Betty Ting, com quem teria de repassar o script do filme. No início da noite Bruce Lee reclamou de fortes dores de cabeça e Ting lhe deu um analgésico que misturava aspirina e um relaxante muscular , as 7:30 da noite o astro foi se deitar para aguardar o efeito do remédio, ao perceber que Bruce Lee havia faltado num jantar previamente marcado o produtor Raymond Chow , voltou ao apartamento da atriz, onde ambos tentaram acordar Bruce Lee sem sucesso, um médico então foi chamado e tentou desesperadamente reanimá-lo durante 10 minutos ,até que uma ambulância chegou e o ator foi levado ao Hospital Rainha Elizabeth, porém , já não havia mais esperanças, Bruce Lee foi declarado morto logo que chegou ao complexo médico. A causa morte oficializada pelos especialistas que investigaram o caso , foi um edema cerebral agudo, causado por uma alergia aos compostos presentes no analgésico (Equagesic). Segundo os médicos o cérebro de Bruce Lee aumentou em 13 % seu tamanho normal.
O funeral aconteceu em 31 de julho nos Estados Unidos, onde Steve McQueen e Chuck Norris , grande s amigos de Lee se encarregaram de carregar o caixão do astro. O choque em Hong Kong foi tão grande , que logo nos primeiros dias começaram a surgir especulações, a atriz Lee Betty Ting foi a principal vítima e se defendeu: “Bruce era meu amigo, o melhor, agora ele se foi, ele confiava em mim, não quero e nem preciso explicar nada. Por causa de nossa relação fui culpada injustamente. Sua morte foi um choque. Sofri muitas pressões mas nada na eternidade estragará meu relacionamento com ele”. Linda Lee a esposa de Bruce Lee , também pediu aos fãs e jornais que parassem com os comentários e apenas mantivessem a lembrança do astro viva, mas era tarde e os mais fanáticos jamais engoliram a versão oficial sobre a precoce morte Bruce Lee , dando vasão a uma série teorias . Com ou sem sentido , vamos resumir as 5 maiores teorias conspiratórias sobre a morte do grande astro das artes marciais.

1 – Tríade
Especulava-se antes de sua morte que Bruce Lee teria sérios problemas com a Tríade Chinesa (máfia), porque eles queriam que Lee, fosse um tipo de fachada para os negócios da máfia, mas o astro jamais aceitou entrar no jogo deles , chegando aplicar surras gigantescas nos capangas e ameaçado-os de contar a imprensa sobre tudo que sabia. Preocupada a Tríade teria encomendado a morte Bruce Lee, e fez com que tudo parecesse um acidente para não levantar suspeitas do envenenamento, a atriz Lee Betty Ting teria sido coagida e executar a tarefa. 20 anos depois a mesma Tríade atacou Brandon Lee, filho de Bruce Lee, que morreu em um set de filmagem por causa de um “acidente” com uma arma.

jornal de Hong Kong fala sobre a morte do astro

2 – Mestres das Artes Marciais
Outra vertente das teorias sobre a morte de Bruce Lee, leva a um “Cabal Secreto de Artes Marciais”, formado por grandes mestres de artes marciais no Oriente, que teriam se enfurecido com Bruce Lee por ele ter revelado muitos segredos milenares aos ocidentais. Lee costumava dizer que através das artes marciais a cultura oriental poderia ser respeitada e reconhecida pelo mundo todo. Porém , isso iria totalmente contra os conservadores mestres asiáticos, que cansados de dar avisos, teriam planejado uma morte silenciosa para manter a identidade e os segredos do grupo intactos.

3 – A Maldição da Família Lee

Bruce e Brandon Lee

Tudo começou quando 8 dias antes de Brandon Lee nascer o avô Hoi Chuen Lee, famoso cantor de ópera em Hong Kong , faleceu subitamente , sem carregar qualquer doença recorrente. Em seguida,como já vimos , Bruce Lee teve uma das mortes mais inesperadas do show business. Mas, algo ainda estava por vir , pronto para assumir o posto de grande astro dos filmes de artes marciais, Brandon Lee já vinha de alguns sucessos como Missão Resgate e Massacre no Bairro Japonês, foi então que durante as gravações de O Corvo, o mundo foi pego de surpresa novamente.Uma das cenas filmadas, requeria que uma arma fosse carregada e apontada para a câmera mas, por causa da curta distância do tiro, a munição carregada era de verdade e sem pólvora. Após a realização desta cena, o assistente do armeiro limpou a arma para retirar as cápsulas, derrubando um dos projéteis no cano. A arma foi carregada com festim (que normalmente tem duas ou três vezes mais pólvora do que um projétil normal, para fazer um barulho alto). Lee entrou no set com um saco de supermercado contendo uma bolsa explosiva de sangue artificial. O projétil que estava preso no cano foi involuntariamente disparado em Brandon Lee, atravessando o saco que ele trazia, o tiro causou perfurações em seus órgãos internos e partiu sua coluna vertebral, o ator veio a óbito devido a uma hemorragia interna. Diz a lenda que os negativos da gravação foram destruídos sem terem sido revelados, e há quem defenda que a cena foi incluída na versão final do filme. De qualquer maneira, ainda nos resta a irmã de Brandon, Shannon Lee viva para combater a tese da maldição.